Translate

sábado, 26 de setembro de 2009

MERCADO DO BOLHÃO: "Associação de feiras e mercados questiona custos do Bolhão"

artigo: Público

A Associação de Feiras e Mercados da Região Norte (AFMRN) está preocupada com os custos que o projecto de reabilitação do Mercado do Bolhão terá para a cidade. Em comunicado, a associação questiona o atraso no processo. A ligação, em túnel, ao parque de estacionamento do quarteirão de D. João I está "inviabilizada", diz.


Depois de uma reunião com Paula Silva, da Direcção Regional de Cultura do Norte, em representação do Igespar (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), a AFMRN entende que "a passagem subterrânea" entre o Bolhão e o futuro parque de estacionamento que nascerá do outro lado da Rua Sá da Bandeira "está inviabilizada, por motivos técnicos", relacionados com a passagem, no local, do Rio de Vila.

Contactado pelo PÚBLICO, o vereador do Urbanismo, Lino Ferreira, reitera, por escrito, o que já dissera na semana passada. A ligação não está inviabilizada, diz, mas "dependente de estudos de especialidade".


A AFMRN acusa ainda a câmara de esconder os custos dos projectos e estudos que estão a ser realizados, afirmando que "ao contrário do que foi anunciado" pela autarquia, o processo "está a ter custos inerentes ao erário público". Lino Ferreira diz que os custos "ainda não estão estimados" e que serão "os que resultarem do concurso público a abrir" para a reabilitação. A câmara terá aqui "uma participação activa", conforme estabelece o protocolo entre o município e o Ministério da Cultura, lembra.
"Erro político grosseiro"
A AFMRN defende que o processo em curso no Bolhão "é um erro político grosseiro". "Estão a ser realizados novamente os mesmos estudos técnicos ao edifício e ao terreno" elaborados pela equipa do arquitecto Joaquim Massena, que tem um projecto de reabilitação pronto, argumenta.