Translate

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Penafiel: Feira de S. Martinho

Para mais informação visite o site da C.M.de PENAFIEL

S. Martinho em Penafiel

Romaria secular oferece a todos quantos a visitam dias de festa e animação
De 10 a 20 de Novembro, a cidade de Penafiel organiza uma das fotografia antiga da Feira de S. Martinhomaiores e mais espantosas feiras comerciais anuais da região, onde a tradição atrai milhares de visitantes, seja pela procura da diversa oferta gastronómica, de setores como o vestuário e calçado, têxteis - lar, ferragens e ferramentas, maquinaria agrícola, gado, nomeadamente bovino e cavalar, ou pela mostra e venda de artesanato, que se realiza na Quinta de Puços, junto ao Largo da Ajuda, fazendo relembrar feiras de "outros tempos".

Falar de S. Martinho é falar indiscutivelmente de vinho novo, castanhas assadas e das tradicionais tortas de S.Martinho. Feita à base de massa folhada, revestida de rodilhos de carne de porco ou vitela, a tradicional torta é regada com um molho especial que poucos conhecem e polvilhada com canela e açúcar, ingredientes que lhe dão o toque final.
Durante os 10 dias de feira, as provas de vinho, as castanhas assadas e os pratos típicos da época, como os rojões, têm lugar de destaque nas tasquinhas, barracas e restaurantes da cidade, que se enchem de apreciadores, ou simplesmente curiosos com o desejo de provar estas iguarias, na companhia de uma boa “tigela” de vinho novo.

imagem promocional do S. Martinho 2012