Translate

sexta-feira, 24 de julho de 2009

Mercado do Bom Sucesso pode acabar no Tribunal

ARTIGO JORNAL DE NOTÍCIAS
"O recurso à Justiça está a ser equacionado por um grupo de cidadãos, que já lançou uma petição a contestar a transformação do edifício.

O projecto de construção de um hotel low, de uma galeria comercial, de escritórios e de estacionamento no interior do imóvel municipal em vias de classificação merece a condenação desse movimento de cidadãos, onde figuram algumas personalidades ligadas à plataforma de defesa do mercado do Bolhão. A perspectiva de redução do número de comerciantes com bancas tradicionais de 134 para 44 é encarada como um "implacável ataque" à "alma do pequeno comércio popular" do mercado. A proposta do grupo Eusébios - já viabilizada pela vereação com uma abstenção da socialistas Carla Miranda e o voto contra do autarca da CDU, Rui Sá, - é votada hoje à noite na Assembleia Municipal.

O abaixo-assinado foi lançado há cerca de uma semana (em papel e online) e conta com mais de 2500 subscritores. O grupo de cidadãos já esteve no Bom Sucesso a recolher assinaturas e regressa no próximo fim-de-semana. Essa recolha está a ser feita noutros locais do Porto, nomeadamente nos pólos universitários.

"A petição será entregue na Câmara do Porto e na Assembleia da República, tal como sucedeu com o Bolhão. Também estamos a estudar a possibilidade de interpor uma acção judicial para travar este processo", sublinhou Fernando Sá, presidente da Associação de Feiras e Mercados da Região Norte e primeiro subscritor da petição contra a concessão de mais um equipamento municipal à exploração dos privados.

O movimento, que criou ainda o blogue Mercado do Bom Sucesso Vivo (http://mercadobomsucesso.wordpress.com/), enviou uma carta a todos os partidos políticos representados na Câmara e na Assembleia da República e aos candidatos à presidência do Município portuense, alertando-os o risco de, pelo menos, uma centena de comerciantes ficarem sem trabalho e solicitando que se pronunciem sobre o projecto.

Foi pedida, também, uma reunião de trabalho à direcção do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico do Porto para conhecer o ponto de situação do processo de classificação daquele mercado, que está em curso há vários anos."